quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Antecipação de Legítima

Estava estudando um pouco sobre direito notarial e registral. Perdão a ignorância, mas desconhecia certos tópicos.
-
Primeiro pretendo tratar do adiantamento de legítima. Vamos ver o que eu lembro, pois não estou com o livro aqui (depois repasso dos dados da obra). Se necessário, faço correções amanhã.
-
Não irei tratar de venda de pai para filho, mas, sim, de pura e simples doação.
-
Pode um pai/mãe doar um bem ao filho sem anuência dos demais?
-
1a.) Se esse bem pertencer a parte disponível do acervo (50%) não há qualquer impedimento e será registrado em nome do beneficiário, basta uma declaração do doador informando tal fato (tratar-se de parte disponível). Se no momento da colação for constatado que o bem ultrapassava os 50%, os herdeiros podem discutir judicialmente as diferenças.
-
2a.) Se o bem pertencer a parte indisponível, a doação pode ser realizada sem a anuência dos demais filhos, mas restará consignado no resgistro tratar-se de antecipação de legítima e, após o falecimento do doador, o bem retornará ao acervo para a colação.
-
3a.) Pode o doador instituir usufruto sobre o bem doado ao filho? Sem qualquer problema, mas após o falecimento o bem retorna à colação.
-
4a.) O donatário pode vender o bem à terceiros? O livro deixa claro que o resgistro de "antecípação de legítima" não é cláusula de inalienabilidade. Em suma, não importa em qualquer restrição.
Com o faleciemento do doador, qual medida tomar? A filho terá que levar à colação o dinheiro obtido com a venda do bem.
E se o dinheiro não existir mais? Os herdeiros terão que partir para a seara judicial.
-
Detalhe é que após a segunda alienação (donatário vendeu a terceiro que vendeu a quarto) o registro de "antecipação de legítima" não é mais efetivado, ou seja, desaparece.
Olha, isso no judiciário pode gerar um imbróglio daqueles!

Um comentário:

  1. Mediante o divórcio, minha mãe ficou com metade dos bens adquiridos durante o casamento. Já vendeu a metade, beneficiando em valores mensais um neto. Ela pode dispor como bem lhe aprouver da metade restante dos bens em benefício de só um dos filhos de um dos herdeiros legítimos?

    ResponderExcluir